REGRAS DE JOGO DE MATRAQUILHOS
O inicio do jogo é efectuado com moeda ao ar pelo árbitro ou entre os
dois atletas para a escolha de campo ou bola. O atleta visitado será aquele que
acertou no lado da moeda. O jogo iniciar-se-á pelo atleta que ficou com a
escolha da bola.
Uma vez feita a escolha de campo ou de bola, esta decisão não poderá ser
mudada.
O jogo terá o seu início oficial quando a bola de jogo estiver colocada
no terreno de jogo.
A bola de jogo será a que for colocada pela organização na mesa de jogo.
O jogo somente poderá ser disputado com a presença de um árbitro ( este não tem
que estar obrigatoriamente na mesa de jogo)
Caso a bola saia, será reposta pelos atletas que estão a jogar.
Em caso de golo a bola é reposta pelo atleta que sofreu o golo.
No caso de a bola sair para fora da mesa de jogo, esta será reposta no
meio do campo.
Uma bola será declarada "bola morta" quando parada
completamente fora do alcance dos atletas. Será reposta com lançamento a meio
campo.
Mexer bruscamente com os varões, arrastar ou levantar a mesa para a bola
não parar, é considerado falta. A bola será reposta na linha de baliza do
atleta adversário. O atleta será advertido pelo árbitro
Se um atleta abandonar o jogo, será excluído automaticamente da
competição e será alvo de sanção disciplinar. Em caso de abandono, o atleta
adversário vence o jogo pelo resultado máximo.
Só é permitida a troca de posições dos atletas (defesa-ataque e vice-versa)
no final de cada partida.
Quando a bola entra e sai na baliza não é considerado golo e o jogo
continua normalmente.
Se
girar ou rolar os jogadores defensivos será marcada uma grande
penalidade. No caso de girar ou rolar os jogadores do meio campo e os
atacantes, em que este dê mais do que uma volta completa será marcado um
livre directo; girar ou rolar o guarda redes, será marcada grande
penalidade.
Livre Directo- a bola será colocada pelo arbitro, no meio campo, perto do
jogador de campo que irá converter o mesmo.
Os jogadores do meio campo do atleta adversário têm de estar bem
levantados, apenas podendo intervir a defesa e o guarda redes. Os seus
jogadores atacantes também devem estar bem levantados. O livre tem de ser
marcado em direcção á baliza adversária, não podendo passar a bola para os
atacantes nem dar mais um toque na bola, caso contrário, será falta. A bola
será reposta na baliza adversária.
Caso um atleta por qualquer motivo e sem autorização do árbitro pegue na
bola de jogo com a mão para a retirar, será automaticamente advertido pelo
árbitro e punido pelo mesmo. Será marcada uma Grande Penalidade.
Uma bola que esteja encostada á tabela e os atletas façam como propósito
de a atracar contra a mesma de modo a que esta seja disparada rapidamente, serão
advertidos com cartão amarelo e falta. A bola será colocada na linha de baliza
do atleta adversário.
Qualquer gritaria ou sons durante a partida ou de natureza entusiástica,
que não sejam com o maior rigor desportivo, serão advertidos pelo árbitro.
É expressamente proibido efectuar movimentos constantes e bruscos com os
barões é considerada falta e marcado o respectivo Livre Directo, sendo o atleta
que cometeu a infracção advertido pelo árbitro.
No caso de o atleta levantar a mesa ou arrastar a mesma propositadamente,
o árbitro terá de o advertir com extremo rigor e sancionar o mesmo com a marcação
de uma Grande Penalidade. Em caso de ser despropositado, ao atleta terá de ser
advertido pelo árbitro.
Quando um atleta atacante tiver em sua posse a bola, os atletas
adversários não podem fazer quaisquer movimentos, muito menos constantes e
bruscos contra a tabela caso contrário serão advertidos pelo árbitro e punidos
com a marcação de uma Grande Penalidade.
A
bola será colocada pelo árbitro na frente de ataque alinhada com a
marca de grande penalidade, perto do jogador de campo que irá converter o
Penalti. O jogador de campo será o do meio do trio atacante.
O atleta que converter o Penalti só o pode marcar com autorização.
Os jogadores da defesa do atleta adversário têm de estar bem levantados
e encostados a uma das tabelas, só podendo intervir o guarda redes.
Na marcação do Penalti, o atleta não pode fazer fintas, mas pode fazer
simulações sem tocar na bola, a não ser apenas para efectuar o remate.
O guarda redes pode efectuar movimentos, desde que estes não sejam
bruscos, caso contrário será novamente repetido o Penalti.
A bola tem de estar completamente parada para que possa ser marcada a
Grande Penalidade. Se esta se mexer terá de ser repetida, mesmo em caso de golo.
Se ao marcar a Grande Penalidade tocar mais que uma vez na bola é falta. A bola
será reposta na baliza adversária. Caso a bola não fique parada no local de
grande penalidade esta poderá ser efectuada no campo do adversário. Após a
marcação da Grande Penalidade, caso a bola não entre na baliza, o jogo procede
até á próxima paragem. Feito o golo, troca de campo novamente.
A chamada será feita no inicio do jogo anterior com uma tolerância de 5
minutos
Caso o atleta não se apresente dentro da hora marcada estabelecida
passará a disputar o seu apuramento/torneio com uma derrota.
Ao entrarem para o recinto, os atletas devem ser desportistas,
responsáveis e profissionais.
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